Blog com livros infantis de histórias, ilustrações e composições criados por alunos do ensino fundamental de Campo Grande/MS na disciplina de Artes do Prof.Douglas Urbanek

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POR QUE CRIEI ESSE BLOG

Livrinhos infantis
O projeto é o de trabalhar nos alunos do ensino fundamental o gosto pela leitura e a atenção nos detalhes artísticos da ilustração e composição das páginas dos livros infantis. Ao contrário do que muita gente pensa, os pequenos leitores são muito mais críticos do que muitos adultos, pois, se não gostam de um livro, da fonte utilizada, das cores empregadas e da composição concebida, eles simplesmente descartam o livro, e dificilmente voltarão a pegá-lo para ler.

Trabalhar primeiro para um contato puro e genuíno dos alunos para com os livros infantis existentes na escola, sem compromisso. Depois, fazer uma leitura dos detalhes dos livros com os alunos, instigando-os a procurar detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Neste momento, o professor deve ser um leitor de livros infantis também, para não cair na superficialidade do assunto, também facilmente identificada pelos alunos. O próximo passo será o de propor que cada aluno crie sua própria história, com um início, um desenrolar do fato iniciado e um final interessante, cômico, dramático, etc. O professor pode também criar inícios de histórias (vários) e distribuir entre os alunos para que eles "terminem"-as.

Uma vez pronta a história, partimos para o "esboço do livro", uma espécie de storyboard de um livro, ou seja, um dividir a história em fragmentos, criando ilustrações rápidas para cada fragmento, e pensando já no aspecto final, na aparência que cada página do futuro livrinho terá. Esse é um momento de intensa criatividade, pois o aluno parte do texto e tenta, de maneira lúdica até, dar a sua visualidade, o seu olhar para sua própria história, uma vez que no texto, quem lê fantasia sua própria visualidade.

Terminado o esboço do livro, parte-se para a ilustração definitiva. Instrui-se os alunos que, a partir de agora, cada momento do esboço do livro, com o desenho rápido que haviam feito no passo anterior, agora deverá ser redesenhado, e mais, criado uma ilustração, pensando nas cores que serão utilizadas, aspectos, detalhes, enfim, em tudo que implica uma ilustração de livro. E o mais importante: não pode ter textos! A ilustração pronta será escaneada e os textos serão inseridos posteriormente através do computador.

Prontas as ilustrações e devidamente escaneadas e aplicados os textos, os arquivos poderão ser utilizados de duas maneiras:
1.) Por impressão, fazendo um livrinho real, onde os alunos possam pegar, ler, virar as folhas. Esse caso é muito interessante, pois com os livrinhos impressos, o professor pode realizar uma exposição com todas as criações, incentivando assim as produções e valorizando ludicamente o trabalho dos alunos.
2.) Através dos meios digitais, onde os livrinhos podem ser transformados em livros ebooks, em PDF, podendo ser salvos em CDs, ou criando um blog específico (como é o nosso caso) destinado à divulgação dos trabalhos através da internet, possibilitando assim a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo ter acesso a esses livrinhos. Os tios, os avós, os primos, podem ver a produção do aluno em qualquer parte do Brasil, bastando para isso apenas acessar o blog.

0 comentários:

 
© 2009 Blog criado por amor à Leitura e às Artes - Prof. Douglas Urbanek